terça-feira, 5 de julho de 2011

Onde foi parar o laicismo?


                 Lei obriga bibliotecas do rio de janeiro a terem um exemplar da bíblia no acervo.

Todas as bibliotecas situadas no Estado do Rio de Janeiro são obrigadas, a partir de hoje, a manter um exemplar da Bíblia no acervo.  A lei sancionada pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) foi publicada nesta segunda-feira (4) no Diário Oficial estadual.
O autor do projeto é o deputado Edson Albertassi (PMDB). Ele é ligado a uma igreja evangélica.
As unidades que não cumprirem a medida podem levar uma multa que varia entre R$ 2.135 e R$ 4.270 em caso de reincidência.
Fonte: UOL

Mais uma vez o laicismo é atacado de forma brutal, pois a lei privilegia uma religião em detrimento de tantas outras e do ateísmo.
Das duas uma: ou o estado obriga que todas as bibliotecas tenham um exemplar de cada livro de cada religião e de um livro que contemple a não religiosidade, ou a melhor e mais sensata alternativa, não obriga coisa alguma quando o assunto for opinião pessoal, age de fato como um estado laico, que se coloca neutro com relação à religião. Coisa semelhante à questão dos símbolos religiosos expostos em repartições públicas de um estado laico.
Mais uma vez temos a crença pessoal de um indivíduo sendo imposta a todos. Mais uma vez, com o aval da maioria, um homem público, de um estado laico, abusa do poder, juntamente com o apoio dos seus colegas, e joga nossa tão cara constituição na lata do lixo.
Fico imaginando qual fora a argumentação usada pelo deputado. Deve ter sido algo do tipo: A bíblia é um livro essencial para a educação, referência de moralidade, portanto temos que garantir, por força da lei, que ele se faça presente em cada biblioteca do nosso estado. Lamentável!

A ALRJ vem nos premiando ultimamente com cada pérola. Primeiro o discurso homofóbico, preconceituoso, desinformado, da deputada Miriam Rios e agora isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário