quinta-feira, 7 de abril de 2011

Respostas

É difícil ser ateu na cidade “santuário”, é preciso muita coragem para encarar o batalhão de fiéis lhes condenando e criticando a todo o momento. Desde que me tornei ateu tenho enfrentado muito preconceito e a maioria das pessoas fica impressionada quando descobre que eu sou ateísta. “Você não acredita em Deus?” “Como você consegue viver?” “Você teve alguma grande decepção e por isso não acredita em Deus?”, e por aí vão. 

Para aqueles que insistem em continuar encarando a situação desta forma aqui vão as minhas respostas para suas perguntas, cujas premissas, eu tenho plena certeza, estão para lá de equivocadas.

 Você não acredita em deus?

Não é tão simples assim. Eu não acredito em nada que proponha o sobrenatural. Eis uma pequena lista:

Duendes, Fadas, Papai Noel, Espíritos, Céu, Inferno, Divindades, Demônios. Todos esses pertencem a uma mesma classe. A classe dos MITOS!

Quando você me pergunta se eu acredito em Deus, na realidade você quer saber se eu acredito no Deus Judaico-Cristão. Eu só não creio em um deus a menos que você. Você, cristão, não crê em todos os Deuses Gregos, Hindus, Maias... Você tem certeza que o seu Deus é o verdadeiro, eles também tem a mesma convicção com os Deuses deles. Como você sabe que não está adorando o Deus errado?

Vocês que têm a plena certeza que seu deus existe, freqüentam seus cultos, missas, adoram, pedem milagres, só agem desta forma porque a cultura na qual vocês foram educados, doutrinados, lhes exige que assim o façam.

Como você consegue viver?

Vivo sabendo que estou enquadrado dentro das mesmas possibilidades que todos estão. Posso ganhar e perder. Existe a possibilidade de eu morrer logo cedo, vítima de um acidente ou chegar aos cem anos de idade. Posso ter filhos que me decepcionem ou filhos que me dêem orgulho. Isso é a vida.

Nas horas difíceis tenho minha família, meus amigos, minha namorada, a música, os livros e acho que é bem mais digno encarar os problemas da vida com sobriedade ao invés de se apegar a mitos e a uma coisa que vocês costumam chamar de fé, que nada mais é do que uma grande vontade e desejo de que as coisas aconteçam segundo a nossa vontade.

Você teve alguma grande decepção e por isso não acredita em Deus?

É horrível ter que ver as pessoas te olhando com pena, como se você estivesse triste. Eu não estou triste, eu não estou depressivo. Sou um cara de bem com a vida. Na verdade nunca estive tão bem como estou agora. E essa pergunta não faz sentido, pois pessoas não se tornam ateias por causa de decepções na vida. Quando assim as coisas acontecem existe aí uma posição que não é ateísmo, isso nada mais é do que raiva do seu próprio deus e essa situação logo muda quando uma coisa boa acontece na vida dessas pessoas.

Cheguei ao ateísmo através do estudo e da reflexão. Se vocês começassem a questionar as suas crenças e a utilizar o pensamento crítico para chegar mais perto do que é a realidade, logo veriam que a crença em Deuses não passa de uma grande ilusão.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário