sexta-feira, 25 de março de 2011

Liberdade no cristianismo

A questão do livre arbítrio sempre esteve presente na história da filosofia, sempre ocupou espaço nas reflexões dos grandes pensadores e todo ser humano, alguma vez na vida, já deve ter se questionado sobre sua liberdade.
Será que eu sou realmente livre?
Estive refletindo sobre esse problema e cheguei à conclusão de que a pior resposta já elaborada para a essa questão vem do cristianismo.
Segundo o mesmo, deus criou os seres humanos e os dotou de livre arbítrio. Eles são livres para fazer tudo que quiserem e deus não vai se intrometer, no entanto, no final dos tempos haverá o acerto de contas, aqueles que seguiram seus mandamentos serão salvos e os que o ignoraram serão condenados. 
Isso não é liberdade, é coerção. Eu não tenho saída, ou creio e sou salvo, ou o renego e sou condenado. Além dessa inconsistência, a idéia de livre arbítrio no cristianismo entra em conflito com a ideia de onisciência, pois, se deus sabe de tudo, o meu destino já está traçado e não ha nada que eu possa fazer para mudá-lo, logo não sou livre. 
Na busca por respostas, percebo a cada dia que a religião não responde nada, muito pelo contrário, levanta muito mais dúvidas com o seu raciocínio débil e infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário