sexta-feira, 11 de março de 2011

Nós desejamos profundamente.


Sou de uma família religiosa e durante toda a minha infância e adolescência participei ativamente da Igreja Católica. Fiz Primeira Comunhão, Crisma, participei de grupos de jovens, toquei em ministérios de música.

Construí grandes amizades durante esse período, mas, depois que me tornei ateu, vejo, hoje, que perdi muito tempo acreditando e disseminando uma ilusão.

A primeira coisa que pesou sobre mim logo após a minha desconversão foi a ideia de finitude da vida. Não existe céu, nem inferno, o purgatório nem a própria igreja mais acredita, a vida após a morte não passa de um grande desejo humano, diante de tudo isso o medo e a angústia se fizeram presente.  E agora?

É muito difícil, para uma pessoa que passou toda a sua vida acreditando que existe algo além da morte, descobrir que a sua vida é única e que um dia ela não mais existirá. Tive um pouco de dificuldade no início, mas hoje consigo compreender e aceitar de forma serena essa realidade.

O grande biólogo e ateu Richard Dawkins conseguiu expressar de forma poética a questão da finitude da vida, sob uma perspectiva ateísta.

 “Nós vamos morrer, e isso nos torna afortunados. A maioria das pessoas nunca vai morrer, porque nunca vai nascer. As pessoas potenciais que poderiam estar no meu lugar, mas que jamais verão a luz do dia, são mais numerosas que os grãos de areia da Arábia. Certamente esses fantasmas não nascidos incluem poetas maiores que Keats, cientistas maiores que Newton. Sabemos porque o conjunto de pessoas possíveis permitidas pelo nosso DNA excede em muito o conjunto de pessoas reais. Apesar dessas  probabilidades assombrosas, somos eu e você, com toda nossa banalidade, que aqui estamos...”

A vida é única e nós não podemos desperdiça-la um segundo sequer.
As pessoas religiosas perdem muito tempo rezando, pedindo milagres. Se você é um religioso e não concorda com nada do que eu digo, eu lhes peço que me mostre apenas uma evidência que milagres existem e que oração serve para alguma coisa. Tudo se resume numa imensa vontade de que exista um deus, milagres, vida após a morte. Somente isso. UMA IMENSA VONTADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário