segunda-feira, 14 de março de 2011

Proselitismo insurportável


A figura do pastor, líder religioso, é algo que me chamou atenção esses dias. É incrível como eles são persuasivos, cativantes, empenhados em manter as suas ovelhas no caminho de Deus. Eles se utilizam de um recurso que é extremamente necessário para quem está preocupado em convencer: A retórica. São mestres nessa prática e só conseguem alguma coisa por causa disso. 
Minha mãe é evangélica, mas, atualmente, está afastada da igreja por questões de afinidade com alguns integrantes. 
Diariamente, o pastor aparece lá em casa tentando convence-la a voltar para igreja. Eu fico louco para dar minha opinião, mas prefiro não me intrometer, pois, provavelmente, minha mãe vai ficar sabendo que eu sou ateu e, com certeza, o pastor vai dar aquele "Show".
É incrível como eles apelam para o emocional. Fazem todo tipo de promessa, falam que você é muito importante para obra de Deus, dizem que todos os problemas de sua vida são apenas "provação" e que a recompensa por você  fazer parte da obra de Deus será enorme, mas o que mais me chamou a atenção foi a forma como eles tentam fazer você se sentir importante. 
Minha mãe participava do coral e gosta muito de cantar, e o pastor, como bom malandro que é , não cansou de enfatizar essa característica. "você canta muito bem" “Deus precisa de você” “Você foi escolhida por Deus” “Você está fazendo muita falta”
Quanta hipocrisia! Quanta falsidade! Eles estão pouco se lixando para a sua vida, a eles só interessa o que fizer você permanecer na igreja lhes dando lucros. Essa estratégia só funciona com pessoas carentes emocionalmente, pouco instruídas, pobres. Imagina só essa situação: Você vive num aperreio danado, cheio de conta pra pagar, problema no casamento, filhos dando trabalho, falta de perspectiva de vida, alto-estima baixa e diante de tudo isso chega um cara lhes prometendo prosperidade, status social, solução para o seu casamento e ainda mais uma vida eterna. Tentador, não?  Pois é. É desta forma que os pastores conseguem enricar as suas empresas, isso mesmo, EMPRESAS! Eles oferecem tudo àquilo que eu mostrei lá em cima e em troca os crentes retribuem, inocentemente, com honestas e humildes contribuições para "obra do senhor". Uma legítima prática comercial.
Eles impõem de forma absurda a sua verdade e carregam uma arrogância que dá nojo. Dizem-se representantes de “Deus”. "Um cara onipotente, onisciente, onipresente, que criou todas as coisas, todas as galáxias, todas as estrelas, todos os milhões de espécies de seres vivos que habitam o planeta terra e que conversa com eles."
Se o pensamento crítico fosse comum no Brasil como a fé o é, existiriam bem menos indivíduos aproveitadores como esse pastor proselitista que está tentando enganar a minha mãe mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário